terça-feira, 14 de maio de 2013

FÍSICA

TEMA 1 - CINEMÁTICA ESCALAR


2 - Trajetória

  • Antes de começar, assista a esta vídeo aula sobre o assunto:
  • Resolva os exercícios e confira as respostas ao final.
  • Em caso de dúvida ou de resposta incorreta, assista à vídeo aula clicando no link logo abaixo do exercício.
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Lista 1


Exercício 1.1

(PUC-SP) A afirmação "todo movimento é relativo" significa que:

A) Todos os cálculos de velocidade são imprecisos.
B) Não existe movimento com velocidade constante.
C) A velocidade depende sempre de uma força.
D) A velocidade depende sempre de uma aceleração.
E) A descrição de qualquer movimento requer um referencial.

Deu dúvida? Assista a esta vídeo aula.

Exercício 1.2

(UFU-MG) De um avião que voa de leste para oeste com velocidade constante, abandona-se uma bomba. Despreze o atrito com o ar e esboce a trajetória da bomba quando vista:

A) em relação a um observador fixo no solo.
B) em relação a um observador no avião.

Deu dúvida? Assista a esta vídeo aula.

Exercício 1.3

(UFMG) Júlia está andando de bicicleta com velocidade constante, quando deixa cair uma moeda. Tomás está parado na rua e vê a moeda cair. Considere desprezível a resistência do ar. Assinale a alternativa em que melhor estão representadas as trajetórias da moeda, como observadas por Júlia e por Tomás.
Deu dúvida? Assista a esta vídeo aula.

Exercício 1.4

Observe o ponto P, marcado em vermelho, na extremidade da hélice de um avião que voa em linha reta.
Como é a trajetória desse ponto durante o voo?

Deu dúvida? Assista a esta vídeo aula.


Lista 2

Exercício 2.1

(UFMG) João, Pedro e Marcos observam um ponto P na borda de um disco que gira em um plano horizontal (ver figura). João se encontra acima do disco, sobre seu eixo. Pedro está no mesmo plano do disco e Marcos, entre João e Pedro. 
As trajetórias do ponto P, observadas por João, Marcos e Pedro respectivamente, são melhor apresentadas  pelas figuras da alternativa:










Deu dúvida? Confira a resolução neste vídeo.


Exercício 2.2


(UEM-PR) Um trem se move com velocidade horizontal constante. Dentro dele estão um observador A e um garoto, ambos parados em relação ao trem. Na estação, sobre a plataforma, está o observador B, parado em relação a ela. Quando o trem passa pela plataforma, o garoto joga uma bola verticalmente para cima.
Desprezando-se a resistência do ar, podemos afirmar que:

01) o observador A vê a bola se mover verticalmente para cima e cair nas mãos do garoto.
02) o observador B vê a bola descrever uma parábola e cair nas mãos do garoto.
04) os dois observadores vêem a bola se mover numa mesma trajetória.
08) o observador B vê a bola se mover verticalmente para cima e cair atrás do garoto.
16) o observador A vê a bola descrever uma parábola e cair atrás do garoto.

Dê como resposta a soma dos números associados às proposições corretas.

Deu dúvida? Confira a resolução neste vídeo.

Exercício 2.3

(UFB) Uma bicicleta está se deslocando horizontalmente para o leste com velocidade constante. Pede-se:

A) O selim (banco) está em repouso ou em movimento em relação ao pneu? 

B) Esboce a trajetória de um ponto do pneu, vista por um observador fixo no solo.

Deu dúvida? Confira a resolução neste vídeo.



RESPOSTAS


Lista 1

Exercício 1.1

Um movimento qualquer só fica perfeitamente caracterizado de acordo com um referencial. Portanto, a resposta é a opção "E".

Exercício 1.2

A) Para um observador fixo no solo a trajetória será parabólica (forma de parábola), como vista abaixo.


B) Para um observador no avião a trajetória será retilínea (forma de reta), como vista abaixo.

Exercício 1.3

Este exercício é semelhante ao anterior. A trajetória vista por Tomás, que está parado na rua, é parabólica, e a trajetória vista por Júlia, que está na bicicleta, é retilínea. A resposta é a opção "C".

Exercício 1.4

O ponto P tem dois movimentos simultâneos: movimento circular, devido ao giro da hélice, e movimento retilíneo para a direita, devido ao voo.
A composição deles resulta numa trajetória chamada helicoidal, que tem forma de mola, como na figura.


Lista 2


Exercício 2.1 - B
Exercício 2.2 - soma = 3
Exercício 2.3 - ver resolução em vídeo

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