TEMA 1 - CINEMÁTICA ESCALAR
1 - Posição e Referencial - Movimento e Repouso
- Antes de começar, assista a estas vídeo aulas sobre o assunto:
- Resolva os exercícios e confira as respostas ao final.
- Em caso de dúvida ou de resposta incorreta, assista à vídeo aula clicando no link logo abaixo do exercício.
- Curta, comente e compartilhe este blog!
Lista 1
Exercício 1.1
B) Quais são as posições da vela, do javali, do espantalho e da maçã?
C) Qual é a unidade utilizada para medir as posições nesse caso?
Deu dúvida? Assista a esta vídeo aula.
Exercício 1.2

Três árvores estão alinhadas de forma que a distância da primeira para a segunda é 1 km e da segunda para a terceira é 2 km, como mostra o desenho. Qual é a posição das outras duas árvores se o referencial for:
A) A primeira árvore.
B) A segunda árvore.
C) A terceira árvore.
Exercício 1.3
(UFBA)
A) Um pássaro está voando e se afastando de uma árvore. Em relação ao pássaro, a árvore está em repouso ou em movimento?
B) Você, deitado confortavelmente e imóvel na rede em sua casa de praia em Ilha Bela, está em repouso ou em movimento?
Deu dúvida? Assista a esta vídeo aula.
Exercício 1.4
(UFRJ) Heloísa, sentada na poltrona de um ônibus, afirma que o passageiro sentado à sua frente não se move, ou seja, está em repouso. Ao mesmo tempo, Abelardo, sentado à margem da rodovia, vê o ônibus passar e afirma que o referido passageiro está em movimento. De acordo com os conceitos de movimento e repouso usados em Mecânica, explique de que maneira devemos interpretar as afirmações de Heloísa e Abelardo para dizer que ambas estão corretas.
Analise seguinte afirmação:
"João está em movimento em relação a Carlos, que, por sua vez, está em movimento em relação a Asdrúbal. Sendo assim, pode-se concluir que João está em movimento em relação a Asdrúbal."
Esta afirmação é verdadeira? Justifique.
Deu dúvida? Assista a esta vídeo aula.
Lista 2
Exercício 2.1
(UEPB) Um professor de física, verificando em sala de aula que todos os seus alunos encontram-se sentados, passou a fazer algumas afirmações para que eles refletissem e recordassem alguns conceitos sobre movimento.
Das afirmações seguintes formuladas pelo professor, a única correta é:
A) Pedro (aluno da sala) está em repouso em relação aos demais colegas, mas todos nós estamos em movimento em relação à Terra.
B) Mesmo para mim (professor), que não paro de andar, seria possível achar um referencial em relação ao qual eu estivesse em repouso.
C) A velocidade dos alunos que eu consigo observar agora, sentados em seus lugares, é nula para qualquer observador humano.
D) Como não há repouso absoluto, nenhum de nós está em repouso, em relação a nenhum referencial.
E) O Sol está em repouso em relação a qualquer referencial.
Deu dúvida? Confira a resolução neste vídeo.
Exercício 2.2
(PUC-SP) Leia com atenção a tira da Turma da Mônica mostrada a seguir e analise as afirmativas que se seguem, considerando os princípios da Mecânica Clássica.

I. Cascão encontra-se em movimento em relação ao skate e também em relação ao amigo Cebolinha.
II. Cascão encontra-se em repouso em relação ao skate, mas em movimento em relação ao amigo Cebolinha.
III. Em relação a um referencial fixo fora da Terra, Cascão jamais pode estar em repouso.
Estão corretas:
A) apenas I
B) I e II
C) I e III
D) II e III
E) I, II e III
Deu dúvida? Confira a resolução neste vídeo.
Exercício 2.3Exercício 2.2
(PUC-SP) Leia com atenção a tira da Turma da Mônica mostrada a seguir e analise as afirmativas que se seguem, considerando os princípios da Mecânica Clássica.

I. Cascão encontra-se em movimento em relação ao skate e também em relação ao amigo Cebolinha.
II. Cascão encontra-se em repouso em relação ao skate, mas em movimento em relação ao amigo Cebolinha.
III. Em relação a um referencial fixo fora da Terra, Cascão jamais pode estar em repouso.
Estão corretas:
A) apenas I
B) I e II
C) I e III
D) II e III
E) I, II e III
Deu dúvida? Confira a resolução neste vídeo.
(UFSM) Numa corrida de revezamento, dois atletas, por um pequeno intervalo de tempo, andam juntos para a troca do bastão. Nesse intervalo de tempo,
I - num referencial fixo na pista, os atletas têm velocidades iguais.
II - num referencial fixo em um dos atletas, a velocidade do outro é nula.
III - o movimento real e verdadeiro dos atletas é aquele que se refere a um referencial inercial fixo nas estrelas distantes.
Está(ão) correta(s):
A) apenas I.
B) apenas II.
C) apenas III.
D) apenas I e II.
E) I, II e III.
Deu dúvida? Confira a resolução neste vídeo.
Exercício 2.4
(UFSM) O conceito de referencial inercial é construído a partir dos trabalhos de Galileu Galilei e Isaac Newton, durante o século XVII.
Sobre esse conceito, considere as seguintes afirmativas:
I - Referencial é um sistema de coordenadas e não um corpo ou conjunto de corpos.
II -O movimento é relativo, porque acontece de modo diferente em diferentes referenciais.
III -Fixando o referencial na Terra, o Sol se move ao redor dela.
Está(ão) correta(s):
A) apenas I.
B) apenas II.
C) apenas III.
D) apenas I e II.
E) I, II e III.
Deu dúvida? Confira a resolução neste vídeo.
Exercício 2.4
(UFSM) O conceito de referencial inercial é construído a partir dos trabalhos de Galileu Galilei e Isaac Newton, durante o século XVII.
Sobre esse conceito, considere as seguintes afirmativas:
I - Referencial é um sistema de coordenadas e não um corpo ou conjunto de corpos.
II -O movimento é relativo, porque acontece de modo diferente em diferentes referenciais.
III -Fixando o referencial na Terra, o Sol se move ao redor dela.
Está(ão) correta(s):
A) apenas I.
B) apenas II.
C) apenas III.
D) apenas I e II.
E) I, II e III.
Deu dúvida? Confira a resolução neste vídeo.
RESPOSTAS
Lista 1
Exercício 1.1
A) O espantalho é o referencial porque está na posição zero. É a partir dele que são medidas as posições da vela, do javali e da maçã.B) A posição da vela é -2,5 m aproximadamente. As posições do javali, do espantalho e da maçã são, respectivamente, -1 m, 0 m e 3 m.
C) A unidade fica entre parênteses após a palavra "posição". A letra "m" ali localizada significa metro.
Exercício 1.2
A) Em relação à 1ª árvore, a 2ª árvore está 1 km à direita (posição 1 km) e a 3ª árvore está 3 km à direita (posição 3 km).
B) Em relação à 2ª árvore, a 1ª árvore está 1 km à esquerda (posição -1 km) e a 3ª árvore está 2 km à direita (posição 2 km).
C) Em relação à 3ª árvore, a 1ª árvore está 3 km à esquerda (posição -3 km) e a 2ª árvore está 2 km à esquerda (posição -2 km).
Exercício 1.3
A) A posição da árvore está mudando em relação ao pássaro, pois ele está se afastando dela. Portanto, a árvore está em movimento em relação ao pássaro.
B) Depende. Movimento e repouso são determinados sempre em relação a um referencial. Como exemplos, podemos dizer que uma pessoa imóvel deitada em uma rede pode estar em repouso se o referencial for a própria rede, ou em movimento, se o referencial for as ondas do mar.
Exercício 1.4
A posição de Heloísa em relação ao passageiro à sua frente não muda no decorrer do tempo, já que ele também se encontra sentado dentro do ônibus. Sendo assim, ela está em repouso em relação a ele. Por outro lado, a posição desse mesmo passageiro muda constantemente em relação a Abelardo, que está fora do ônibus. Logo, o passageiro está em movimento em relação a Abelardo.
Exercício 1.5

Lista 2
Exercício 2.2 - D
Exercício 2.3 - D
Exercício 2.4 - E
Nenhum comentário:
Postar um comentário